Não é raro as pessoas me perguntarem qual a diferença entre o psicólogo, o psicanalista e o psiquiatra.
A psicanálise fundada por Sigmund Freud em 1896 é uma prática analítica que possui uma organização clínica, mas não se reduz a uma técnica, é também uma disciplina que envolve um sistema de pensamento e uma modalidade de saber
O psicanalista é um profissional que possui uma graduação universitária, mas, além disso, se dedicou por muitos anos a uma formação específica em psicanálise. É alguém que foi analisado por um tempo bastante considerável e terá uma supervisão constante de sua prática analítica. Existem algumas orientações dentro da psicanálise como a freudiana e a lacaniana, por exemplo.
Um psicólogo é um profissional que fez uma graduação em psicologia e pode desenvolver seu trabalho clínico lançando mão de variadas técnicas dentro dos diferentes ramos da psicologia.
O psiquiatra possui uma graduação em medicina e especialização em psiquiatria, destes profissionais o psiquiatra é o único habilitado a tratar com medicação.
Estes profissionais se dedicam a entender o psiquismo humano de formas distintas e a tratar sintomas, mal-estares e doenças com diferentes abordagens e podem cooperar entre si para tratar um mesmo caso.
Vou tentar trazer aqui, de forma simples, alguns elementos da clínica psicanalítica para que você possa entender como se dá o tratamento.
Mas o que traz uma pessoa ao consultório do analista?
O nosso corpo diz algo com os sintomas, com suas restrições, repetições e seus medos. O sintoma pode ser visto como uma forma particular e inconsciente do sujeito organizar seu sofrimento.
Fazer análise é como visitar os bastidores do seu próprio destino, é se arriscar do outro lado do próprio palco. É querer entender seu mal-estar a partir de uma outra cena.
Muitas vezes estamos sufocados numa rede de problemas, de pessoas, histórias, olhares e falas, de tal forma que não conseguimos sair de um circuito repetitivo de fracassos e sofrimento. Fazer análise é participar de algo absolutamente singular num mundo impessoal e massificado e ter a possibilidade de sair de um modo de escuta congelado e absorto característico do nosso tempo.
O método psicanalítico está baseado em associação livre para acessar o inconsciente, quer dizer que o paciente fala livremente, por isso a psicanálise ficou conhecida como a cura pela palavra.
Não conduzimos a vida do analisante e não propomos regras de ação para a conquista do bem-estar, mas conduzimos um tratamento para que o sujeito encontre saber no inconsciente e possa construir para si um outro destino.
A psicanálise de orientação lacaniana se fundamenta numa ética em que o sujeito se responsabiliza por suas escolhas e seu modo de satisfação.
Leia mais no post sobre como funcionam as sessões.
#psicanálise #sofrimento #dor #psicologia #psiquiatria #Lacan #sintoma #medo #angústia #ansiedade #falar #linguistica #análise #bem_estar #psicanalítico #Freud
Opmerkingen