top of page
Foto do escritormartamarciano

O que é psicanálise de orientação Lacaniana?

Atualizado: 18 de nov. de 2019

Quem foi Lacan? Como as ideias de Lacan se diferenciam das demais escolas psicanalíticas?



O dicionário nos diz que [Jacques-Marie Émile Lacan (1901-81), foi um psicanalista e escritor francês. Um notável pós-estruturalista, ele reinterpretou a psicanálise freudiana, especialmente a teoria do inconsciente, à luz da lingüística estrutural e da antropologia.]

Vamos caminhar um pouco mais, mas ainda muito longe de abarcar a complexidade do ensino de Lacan.

"O inconsciente é estruturado como linguagem" Lacan

Para Lacan a psicanálise se localiza no campo da relação de linguagem porque trata da relação entre seres falantes. Em sua conceitualização ele fez um retorno aos textos de Freud e a partir deles demonstrou a relação entre o funcionamento do inconsciente e o funcionamento da linguagem.

Ele propôs que o inconsciente emerge na relação de fala, a linguagem seria a condição de existência do inconsciente que se estrutura com uma lógica e uma gramática própria.

Para explicar essa lógica do inconsciente Lacan usou conceitos advindos da linguística de Saussurre. No entanto, diferentemente do que Saussure propunha, ele comprovou que no inconsciente as palavras não são articuladas pelo seu significado, mas pela via do significante.

Para Lacan o inconsciente é o lugar onde a verdade do sujeito fala, e com essa verdade o sujeito deve aprender a viver.

Assim a psicanálise que Lacan propõe coloca os indivíduos diante da dimensão mais radical da existência humana e leva o paciente a enfrentar as coordenadas e os impasses de seu próprio desejo.

Lacan também recorreu à teoria matemática dos conjuntos, às filosofias de Platão, Kant, Hegel e Heidegger, além da antropologia estrutural de Claude Lévi-Strauss, afim de elucidar problemas clínicos e teóricos.

Foi a partir do processo de inscrição do Nome-do-pai, construção da metáfora paterna, que Lacan teorizou sobre as três estruturas clínicas: a neurose, a psicose e a perversão.

Para entender sua teoria é preciso estudar o Estádio do Espelho, passar detalhadamente pelos três tempos lógicos do Édipo, percorrer a relação entre gozo, desejo e o Objeto a, além da tríade do Real, Simbólico e Imaginário. Depois avançar para a teoria dos quatro discursos, para a fórmula do fantasma e para as fórmulas da sexuação.

Siga nossas próximas postagens.

“Lacan foi o último dos grandes intérpretes de Freud e o único de sua geração a repensar todo o sistema freudiano “ Roudinesco
543 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page